O que esperar de 2023? O ânimo da área de Novos Negócios indica que bons ventos, ideias e parcerias virão. Adriana Alves, Diretora Comercial e de Novos Negócios da rede, compartilhou que será um grande ano e tem importantes planos pessoais e profissionais. “Acredito que os números conversam com a gente e mostram os caminhos que devemos seguir. Além disso, minha experiência na área comercial me traz uma sensibilidade maior sobre o que o mercado espera e valoriza num hotel. Sei que vou poder contribuir muito para o crescimento da hotelaria com qualidade, pois sinto o apoio da diretoria da Bristol e da minha equipe, que é madura e também segue com vontade de crescer junto. Todos os dias, recebo mensagens que reforçam a crença dessas pessoas nos projetos que desenvolvemos e nas decisões que tomamos”, comenta.
A gestora, que há anos está à frente da diretoria comercial da rede, conta que 2022 começou tímido, mas evoluiu bem e entrou na reta final com 50% dos hotéis celebrando recordes. “Isso é ótimo, pois fortalece a confiança dos investidores na Bristol, contribui para o crescimento da marca e eleva a autoestima da nossa equipe. Para o próximo ano, o mercado espera aumentar 25% a disponibilidade de quartos no país. E esperamos caminhar ao lado desse crescimento”, avalia.
Expectativa da área
Mesmo durante a pandemia, a Bristol inaugurou cinco hotéis. Como comenta a Adriana, a expectativa até o fim de 2023 é crescer com qualidade – e não apenas em números – e finalizar o ano com 25 hotéis.
Para isso, diversas melhorias começaram a ser feitas no último trimestre de 2022, como soluções tecnológicas e fortalecimento do relacionamento com as construtoras para que a Bristol tenha um crescimento contínuo. Um grande exemplo é o modo com o qual o processo de parceria se desenvolve, com avaliação da arquitetura de acordo com o foco do espaço, se terá perfil para viagens de negócios ou lazer em família, por exemplo.
Entre os planos de expansão devido às indicações de interesse, a gestora conta que lugares como os estados de Sergipe e Rio de Janeiro e as cidades de Salvador, Recife, Natal, Maceió, entre outras reconhecidas como fortes destinos turísticos e com um cenário econômico e industrial aquecido, estão em foco.
“Além da qualidade dos estabelecimentos, que é um grande diferencial e uma prioridade, uma característica forte da Bristol é a proximidade, o respeito e a transparência que temos com nossos investidores. Todos os dias, enviamos um resumo do faturamento e a previsão para os próximos 15 dias. Anualmente, passamos por auditorias de empresas terceiras para comprovar os resultados e a qualidade da gestão. Isso é o que cultiva a semente das renovações e nos permite estar há 28 anos administrando o primeiro hotel que fechou contrato conosco. Deixamos claro que o cliente não é um empecilho para o nosso trabalho, e sim uma chave importante para o nosso sucesso”, resume Adriana.
Dezembro e janeiro são meses de férias escolares e um excelente período para viajar em família. De acordo com uma pesquisa realizada pela Booking.com em 2022, 82% dos brasileiros têm como motivação para viajar o fato de estar junto à família. Além disso, 3 em cada 4 viajantes afirmam que desejam visitar lugares que sejam atrativos tanto para adultos quanto para crianças.
A rede vem observando que até os destinos que não costumam ser tão procurados nessa época têm despertado mais interesse, especialmente de famílias. Para que todos possam desfrutar o período e por todo o país, a Bristol lançou a campanha De férias na boa, que destaca a hospedagem em apartamentos padrão família, com condições especiais para acomodar crianças, em diversos hotéis.
Assim, a Bristol faz parte das memórias de gerações, cria laços e fortalece a imagem em todas as regiões do Brasil.
Depois de um ano com poucos feriados no início ou no fim da semana, 2023 trará, pelo menos, nove grandes incentivos para as viagens: são eles os feriados nacionais. E ainda é possível aproveitar os intervalos de trabalho e estudo de acordo com o calendário de cada estado! Para que essas oportunidades sejam bem aproveitadas e caibam no orçamento, é interessante seguir algumas dicas, como formas de otimizar os pontos do cartão de crédito, por exemplo.
No blog da Bristol, selecionamos 3 dicas valiosas para que todos possam viajar. Confira aqui!
A melhor idade para viajar pode ser inclusive depois dos 60 anos, já que muitas vezes é apenas com a chegada da “terceira idade” que há mais tempo disponível para esse lazer, o qual traz diversos benefícios para a saúde mental e física. Esse público só cresce e a tendência é de envelhecimento da população. Para se ter uma ideia, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019, o número de idosos no Brasil chegou a 32,9 milhões e já há mais pessoas 60+ no país do que crianças com até 9 anos de idade.
Qual o perfil desses viajantes?
Agências de viagens especializadas, têm ofertado pacotes exclusivos voltados aos idosos. Como mostrou uma delas, as excursões são compostas majoritariamente por mulheres na faixa dos 50 aos 70 anos, várias delas viúvas. Os filhos são importantes na decisão e organização dessas viagens. Além disso, o período também é importante: o público prefere viajar na primavera e no outono, evitando o alto verão ou o alto inverno.
De acordo com uma sondagem ainda de 2016 do Ministério do Turismo, viajantes com mais de 60 anos optam mais por passeios com acompanhantes ou viagens coletivas (84%). Sobre transporte, avião é o meio que preferem (76%) e hotéis e pousadas são as formas de hospedagem favoritas (65%).
Vantagens e cuidados
Nas viagens em família, por exemplo, todos ganham com a troca entre gerações e formação de memórias. É possível exercitar corpo e mente com caminhadas e visitas a museus, lugares históricos, turismo religioso ou mesmo na piscina do hotel. Porém, vale lembrar que as pessoas precisam de programações e espaços adequados à idade.
Esses cuidados devem acontecer com atenção redobrada, na acomodação com conforto e acessibilidade, opções de alimentação adequada, assim como uma equipe preparada para fornecer todas as informações e colaborar com o bem-estar.
Para pensar como os hotéis podem ser mais seguros e atrativos para esse público, alguns pontos elencados pela cartilha do Ministério do Turismo são:
A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.