Quando se pensa em viagem, grande parte das pessoas busca em agências especializadas ou sites as variadas simulações de passagens aéreas, que incluem horários, rotas, destinos e, claro, o preço para a melhor escolha. A ação que hoje é tão natural, de voar de avião para chegar onde se deseja, por muito tempo era apenas um sonho distante.
Ainda bem que um sonhador insistente chamado Alberto Santos Dumont colocou em prática a expressão de “sou brasileiro e não desisto nunca” e assim viajantes vão e vêm pelos ares do mundo, com constantes evoluções de segurança, conforto, agilidade e as inovações da aviação, que têm o Brasil como pioneiro e destaque nessa área.
No país, Dumont é considerado o “pai da aviação”, mas vale lembrar que diversos aviadores pelo mundo também tiveram suas contribuições até ele chegar à sua invenção. Nesse cenário, também se destacam os “Irmãos Wright”, dos Estados Unidos.
Importante para o deslocamento de pessoas, medicamentos, órgãos para transplantes, realização de negócios e transportes de todos os tipos de carga, como as vacinas da Covid-19, que renderam belas e emocionantes cenas, a aviação é ícone da revolução tecnológica da humanidade.
A vontade de voar é registrada desde os primórdios da História: das tentativas de roupas que imitavam asas de pássaros, balões, planadores e dirigíveis aéreos, entre diversas outras ferramentas, até chegarmos ao período considerado como o início da aviação moderna, a “era pioneira”.
Confira a linha do tempo e evolução da aviação
Muitas datas e acontecimentos importantes são relacionados a esse tema. Veja alguns dos destaques:
- 5 de outubro de 1905
Nos Estados Unidos, após diversas tentativas e fracassos, os Irmãos Wright conseguiram realizar o primeiro voo circular do mundo, com o recorde de distância: 39 minutos e 40 quilômetros percorridos.
- 23 de outubro de 1906
Após muitos testes, Santos Dumont apresentou o 14-Bis a uma comissão julgadora, em Paris, e percorreu uma distância de 221 metros. Foi considerado como o primeiro avião a decolar por meios próprios.
- 7 de Janeiro de 1910
Em Osasco (SP), Dimitri Sensaud de Lavaud pilotou o aeroplano São Paulo (construído por ele) e realizou o primeiro voo da América Latina.
- 1918 – 1939 – Entre a Primeira e a Segunda Guerra
Chamada de “era de ouro da aviação”, os anos entre a Primeira Guerra Mundial e a Segunda Guerra Mundial tiveram grande evolução na tecnologia de aeronaves. Rápidos avanços foram feitos no desenho de aviões e linhas aéreas começaram a operar.
- 1927
No dia 3 de fevereiro, foi inaugurado o primeiro voo comercial do Brasil. Em 7 de maio de 1927, foi inaugurada oficialmente a Viação Aérea Rio Grandense (Varig).
- 1958
A Boeing lançou o Boeing 707, o primeiro avião a jato de passageiros de sucesso. Até hoje, essa é a maior fabricante de aviões do mundo.
Aviação atual do Brasil
O Brasil acompanha as evoluções mundiais da aviação civil e tem uma das frotas mais jovens do mundo na aviação comercial. Entre as três maiores companhias brasileiras, a Azul é a que tem os aviões mais novos, com uma frota com idade média de 7,2 anos. Na sequência, está a Latam com 10,4 anos. E por fim a Gol, com uma média de 10,6 anos.
A título de comparação, a média da frota dos Estados Unidos chega a 16,7 anos (companhia United Airlines). Ou seja, brasileiros contam com aeronaves modernas e seguras.
O destaque também está na produção nacional. A Embraer, que fica em São José dos Campos (SP), é a terceira maior fabricante de aeronaves comerciais do mundo. Há ainda outras empresas fabricantes de diversos modelos, como a Octans Aircraft, Helibras, ACS Aviation e Airship do Brasil.
Além disso, o país conta com muitos cursos reconhecidos como de excelência na formação dos profissionais que atuam na área, como pilotos e comissários de bordo, espelhados por todas as regiões.Gostou de conhecer um pouco sobre a aviação brasileira? Se este texto te deu aquela vontade de viajar, aproveite e faça sua reserva em um dos hotéis da rede Bristol, que está presente em todas as regiões do Brasil!
Reservar agora!