No Dicionário, brilhante significa “que emite luz forte, viva; fúlgido, luminoso”. A partir dessa definição, é fácil perceber que o Brasil tem mulheres brilhantes de Norte a Sul e em todas as áreas de atuação – da arte à economia, da ciência ao turismo – que honram diariamente todo o significado de 8 de março: de luta, superações e conquistas.
Por isso, neste mês dedicado à reflexão, a palavra de ordem é reconhecimento às mulheres.
Saiba mais sobre brasileiras que brilham destacando o que o país tem de melhor na natureza, atrativos, cultura, gastronomia e hotelaria: tudo aquilo que faz as pessoas viverem experiências incríveis em viagens e aproveitarem a vida da melhor maneira.
Veja também o histórico de lutas importantes de mulheres para que todas pudessem votar, trabalhar e até viajar!
O que surpreende muita gente é que a linha do tempo dessas conquistas traz datas bastante recentes. Ou seja, foram longos períodos de exclusão e sem acesso a direitos que parecem tão naturais nos dias de hoje.
Inspirações – mulheres que brilham e você precisa conhecer
TRÊS GERAÇÕES DE MULHERES BRILHANTES
Desde a época do Renascimento, alguns nomes se destacaram, como Lucrécia Marinelli e Arcangela Tarabotti. Em tempos nos quais casamentos eram meras negociações comerciais, a mulher era considerada um posse do homem, primeiro do pai e depois do marido. Na obra “Valor da Mulher”, foram comparadas com animais.
Porém, mesmo sob profunda opressão, em todas as gerações há exemplos das que foram além, inovaram, criaram e mostraram seu valor. Ada Lovelace é uma delas: sua obra deu origem ao algoritmo de computadores modernos, ainda em 1842, quando desenhou o primeiro algoritmo usado por uma máquina analítica, que era uma calculadora. Foi o passo para diversas inovações que se seguiram. Veja mais conquistas e marcos!
LINHA DO TEMPO: NOSSA SELEÇÃO DE MARCOS HISTÓRICOS
1827 – Meninas são liberadas para frequentarem a escola;
1832 – A obra “Direitos das Mulheres e Injustiças dos Homens” é publicada, da autora Nísia Floresta, ícone do feminismo.
1879 – Educação: mulheres conquistam o direito ao acesso às faculdades
1910 – Política: o primeiro partido político feminino é criado.
1932 – Mulheres conquistam o direito ao voto. Em 1928, a professora Celina Guimarães tinha conseguido tirar o título de eleitora.
1962 – Trabalho: é criado o Estatuto da Mulher Casada: mulheres casadas não precisam mais da autorização do marido para trabalhar.
1974 – Mulheres conquistam o direito de portarem um cartão de crédito.
1977 – A Lei do Divórcio é aprovada e, a partir de 1977, as noivas foram desobrigadas de assumir o nome do marido ao se casar.
1979 – Mulheres garantem o direito à prática do futebol: “PÉ DE MULHER NÃO FOI FEITO PRA SE METER EM CHUTEIRAS!” foi a manchete de um jornal devido à novidade, em 1941.
1985 – Direito: é criada a primeira Delegacia da Mulher.
1988 – A Constituição Brasileira passa a reconhecer as mulheres como iguais aos homens.
2002 – “Falta da virgindade” deixa de ser motivo para anular o casamento.
2006 – É sancionada a Lei Maria da Penha.
2015 – É aprovada a Lei do Feminicídio.
2018 – A importunação sexual feminina passou a ser considerada crime.
2021 – É criada lei para prevenir, reprimir e combater a violência política contra a mulher.
(…) Muito ainda precisa acontecer e as mulheres continuam essa linha do tempo dia a dia.
Luta de mulheres negras: a luta pela igualdade e reconhecimento de necessidades e direitos de mulheres negras é uma das pautas que precisa evoluir.
Para pensar sobre o tema, uma recomendação de leitura são as obras da filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira Djamila Ribeiro.
Na hotelaria, na aviação, no futebol, em todos os lugares: mulheres brilhantes que movimentam o Brasil e o mundo estão por toda parte. Na rede Bristol, há mulheres que espalham energia e conhecimento em todas as nossas unidades. Que tal conhecer algumas delas e saber o que mais as faz brilhar? Clique aqui e veja o post
NOSSA ESTRELA VAI CONTINUAR BRILHANDO
Qual a sua visão sobre o assunto:
- Quais conquistas você ainda sente falta?
- Quais direitos você não vê em prática no dia a dia?
- Qual questão da pauta feminista mais te mobiliza?
Leia mais sobre o assunto. Veja nossas dicas de leituras e do que assistir:
Baixe o manual Nossa Causa e continue essa reflexão. Clique aqui.
O que assistir:
Documentário fantástico com a participação de mulheres brilhantes, como Jane Fonda e Lily Tomlin. O filme mergulha na luta das mulheres com fotos dos anos 70 que captam o despertar do feminismo. As imagens falam de momentos de dificuldade, restrição e enfrentamento.
Fontes para consulta:
https://www.dicasdemulher.com.br/conquistas-feminina
https://novaescola.org.br/conteudo/16047/as-principais-conquistas-das-mulheres-na-historia