De uma ideia à concretização da rede de administração de hotéis de sucesso, a vida de Jorge Alves faz parte das páginas da história da hotelaria internacional. Mais precisamente, com a da rede Bristol, que traz na essência todo conhecimento e observações do português que trabalhou na França e escolheu o Brasil para empreender há mais de três décadas, quando transformou uma situação de dúvida em oportunidade.
“A oportunidade surgiu quando eu trabalhava em uma rede hoteleira em Curitiba, a qual me dediquei alguns anos, aprendi muito e sou muito grato. Meu último empregador quis me promover ao cargo de diretor comercial e, após pesar os prós e contras com minha família, decidi não aceitar a promoção. Acreditei que com a recusa eles iriam me demitir e, por isso, comecei a fazer contato de negócios. Essa procura me levou à oferta para administrar um flat. Assim nasceu a Bristol”, lembra o fundador e diretor geral da rede.
Até hoje o Bristol Metropolitan Flat Hotel pertence à rede, assim como o entusiasmo do seu fundador e o compromisso de oferecer serviços de excelência. A sua trajetória tem nomes relevantes no caminho, como os do período no qual trabalhou em grandes restaurantes de Paris por quase 10 anos: La Tour d’Argent, Matignon, Le Bristol e Hotéis Lancaster foram alguns deles.
No La Tour d’Argent, por exemplo, considerado um dos melhores restaurantes de Paris na época e cinco estrelas, que existe até hoje, a especialidade eram vários pratos à base de pato e foie gras. Cada consumidor recebia um cartão do prato que consumiu, os talheres eram de prata e os de sobremesa eram de ouro.
Em 1975, ele recebeu o convite para vir ao Brasil e auxiliar na abertura dos hotéis Méridien, no Rio de Janeiro e em Salvador. Ele era o primeiro d’maitre do hotel e, logo depois, foi promovido a gerente de alimentos e bebidas.
Em Salvador, ensinou todos os passos e regras da rede aos funcionários. “O mais difícil foi implantar a comunicação entre funcionário e cliente, estabelecer a linguagem formal e o padrão de postura, linguagem, treinamento de nome de pratos, utilização de talheres, entre outros.”
“Ser persistente e corajoso. O Brasil não é para amadores”. Esse é o conselho do fundador da Bristol para quem quer empreender no Brasil. Segundo ele, os maiores desafios são: a falta de mão de obra especializada, altas cargas de impostos e juros e rigidez da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Sobre o que empresários brasileiros podem aprender com os europeus, ele comenta: “Por ser muito mais difícil trabalhar no Brasil do que no exterior, inclusive por questões estruturais, acredito que temos mais a ensinar aos empresários europeus do que a aprender com eles. Apesar das dificuldades encontradas aqui, o país tem vantagens culturais incapazes de serem ensinadas aos estrangeiros, como a simpatia e o bem receber que vêm naturalmente do povo brasileiro, que está sempre sorrindo”.
Sobre a expectativa para os próximos anos, comenta que é manter os investidores satisfeitos com a administração e crescer com solidez. “No nosso ramo, confiança, transparência, rentabilidade e conservação do patrimônio são premissas básicas para o sucesso”, finaliza.
Mogi Mirim e Rio Claro são cidades que contam com hotéis da rede Bristol e têm muitas características interessantes e potenciais para o turismo. As cidades têm se destacado pela economia diversificada e crescente e oferecem um ambiente propício para investimentos e oportunidades para a indústria.
Rio Claro, conhecida por sua forte base industrial e agrícola, tem se transformado em um centro regional para empresas de tecnologia e pesquisa. Além disso, é cercada por belezas naturais, como a Represa do Cascalho e o Parque Estadual Caverna do Diabo, que atraem turistas em busca de experiências ao ar livre.
Já Mogi Mirim é reconhecida como um importante polo de agronegócio e possui um centro histórico charmoso, com igrejas e construções antigas preservadas. A região tem uma rica herança cultural, gastronomia diversificada e um clima ameno, perfeito para um refúgio relaxante.
Para negócios ou lazer, o Bristol Zaniboni (Mogi Mirim) e o Bristol Infinity (Rio Claro) estão prontos para receber com excelência nos serviços e conforto.
Junho é o mês dos namorados e a rede Bristol aproveitou a data para lançar o Pacote Romântico, que traz o amor como destaque todos os dias do ano.
Essa opção, ideal para quebrar a rotina e proporcionar momentos especiais embalados por sentimento, envolve todos os sentidos: há chocolate na suíte, enxoval diferenciado, early check-in e late check-out, roupão e chinelos para uso na suíte, além de estacionamento como cortesia.
Tudo para que os hóspedes vivam momentos de romance, que aquecem a relação e “fazem bem para o coração e para o humor”, como expressa a nossa campanha.
Junho é considerado o mês da diversidade, pois no dia 28 é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+.
A Bristol acredita que a hospitalidade não é possível quando praticada com preconceito e tratar todas as pessoas com respeito é um direito que precisa ser garantido em toda a experiência com a rede.
Por isso, ao iniciar os trabalhos na Bristol, colaboradores recebem um curso de integração, que aborda o tema e deixa claro que o preconceito não pode ser nunca tolerado. Afinal, a hotelaria e o turismo são formados por pessoas de diferentes culturas, origens, etnias, idades e orientações sexuais e a diversidade é um dos seus principais brilhos.
Sobre esse assunto confira alguns insights e serviços importantes:
A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.
A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.