No mês passado, a Rede Bristol avançou em sua estratégia de modernização ao implementar um retrofit em suas lavanderias. O projeto, que faz parte do compromisso da rede com a sustentabilidade e a eficiência operacional, envolve a instalação de equipamentos de última geração que não só otimizam os processos, mas também “reduzem significativamente o consumo de água e energia”, conforme destacou o CEO da Klarind, fornecedora dos novos equipamentos.
“O objetivo do retrofit é melhorar a produtividade das unidades hoteleiras, ao mesmo tempo em que minimiza o impacto ambiental”, afirmou o CEO.
A iniciativa reflete a crescente preocupação da Bristol com práticas de gestão mais ecológicas, em linha com as tendências globais do setor hoteleiro. A expectativa é de que, a médio prazo, o projeto “gere uma economia considerável nos custos operacionais e aumente a satisfação dos hóspedes”, que já estão notando a melhoria na qualidade dos serviços oferecidos.
Uma pesquisa da VisualGPS, da Getty Images, destacou uma tendência crescente entre a Geração Z e os Millennials: a busca por destinos menos turísticos e mais frequentados por moradores locais. O estudo revelou que 65% dos entrevistados preferem evitar os pontos turísticos convencionais e optar por locais mais autênticos, onde possam experimentar a cultura local de forma genuína.
A pesquisa, que entrevistou 7.500 pessoas em 25 países, também apontou que redes sociais, como o Instagram, desempenham um papel crucial na escolha dos destinos para essa geração. Um terço dos jovens utiliza a plataforma para planejar suas viagens, o que reforça o impacto das mídias sociais na mudança de comportamento desse grupo. O fenômeno de “turistificação” e “gentrificação”, amplamente discutido em postagens online, tem feito com que muitos jovens evitem destinos superlotados, buscando alternativas que ofereçam uma experiência mais tranquila e autêntica.
O gerente do Bristol Metropolitan, Paulo Gomes, destacou a importância de uma estratégia bem planejada nas redes sociais para captar esse público:
“As divulgações são feitas principalmente no Instagram, e vemos que isso atrai muito esse público que utiliza bastante as redes sociais. Precisamos ter muito cuidado com a divulgação do hotel e manter uma frequência constante de publicações para gerar engajamento entre esse público também”, afirma Gomes.
Os dados da pesquisa também revelam que 46% dos Millennials e da Geração Z no Brasil não confiam totalmente no conteúdo das redes sociais. Para 98% dos entrevistados, é crucial que as empresas forneçam imagens e vídeos autênticos, evitando o uso excessivo de edições ou luxos exagerados, o que reforça a confiança dos clientes na marca e nos destinos promovidos.
Com expectativas elevadas e uma equipe motivada, o futuro promete ser promissor para todos os envolvidos na nossa rede hoteleira.
A Hotelaria Profissional é 100% serviço. Em hotéis com estruturas complexas ou simples, a principal ferramenta da hotelaria é o elemento humano. O profissional hoteleiro trata diretamente com pessoas e deve buscar sempre prestar serviços que gerem satisfação aos clientes. Isso exige um engajamento pessoal total, por esse motivo investimos no treinamento das nossas equipes, oferecendo a oportunidade de envolver todos em um ambiente vocacionalmente voltado para a hotelaria.